Português (Brasil)English (United Kingdom)

Artigos

Desenvolvimento Regional e Logística: Contribuições para o aumento da competitividade das cidades

18 de Maio de 2012

Em um país de grandes dimensões e ainda com muitos bolsões de pobreza, se faz necessário estruturar ações de planejamento que levem ao desenvolvimento regional. Aqui destaco dois objetivos que ainda são rotineiramente confundidos: CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO. E o que é mais preocupante é que o primeiro não garante o segundo, pois crescer é condição necessária, porem não suficiente para gerar desenvolvimento. Uma saída que oferece bons resultados é a estruturação das competências por regiões. São ações que dependem da participação da população, organizada através de entidades de classe, associações civis representadas e do governo. 

Voltar
   

O vexame dos transportes no país

22 de Setembro de 2011

O Brasil é o quarto maior país em área continua do planeta: a distância entre o Rio de Janeiro e o Acre, ou entre o Rio Grande do Sul e o Ceará, equivale à de Lisboa a Moscou. São dimensões continentais que exigem grande esforço para serem vencidas e tornam nosso sistema de transportes fundamental para nossa integração e desenvolvimento

Voltar
   

A Logística Automotiva e o desafio da especialização diante de um novo cenário da indústria automobilística

09 de Agosto de 2011

linha de produo lamborguiniUm dos ramos da logística onde estes fatores são claramente observados é o setor da “logística automotiva”. O desenvolvimento de soluções de logística integrada para a indústria automobilista transcende a aplicação deste ou daquele conceito “da moda” ou em alta na Europa, nos Estados Unidos ou na Ásia. Este segmento de serviços logísticos exige alto índice de especialização, sobretudo quanto à aplicação de soluções especificas e os desafios de integração entre elas.

Voltar
   

Logística brasileira em descompasso com modernização da agricultura

30 de Maio de 2011

Nos últimos anos, o agricultor brasileiro se modernizou da porteira para dentro para atingir níveis de tecnologia e sustentabilidade compatíveis com as exigências do mercado. No entanto, ele enfrenta obstáculos para escoar a produção. Os gargalos logísticos, discutidos há anos, seguem sendo item prejudicial à rentabilidade. Em um país de dimensões continentais, a intermodalidade aparece como ponto essencial para assegurar a competitividade da agricultura brasileira.
Voltar
   

Modal ferroviário, a saída

30 de Maio de 2011

Ninguém contesta que a malha rodoviária do Estado de São Paulo é de ótima qualidade e pode ser comparada à dos países mais desenvolvidos do mundo – entre as nações emergentes talvez só a África do Sul tenha rodovias tão bem construídas. Mas essa realidade não basta para suprir as necessidades do Porto de Santos.

Voltar
   

Logística Reversa é a bola da vez

30 de Maio de 2011

Cada vez mais, a logística, como um todo, é peça fundamental em todas as etapas de um negócio seja ele público ou privado. Se uma organização não a levar em conta, certamente perderá mercado. Na maioria das vezes, diferenças pequenas de valores aliadas a prazos de recebimento um pouco mais reduzidos fazem a grande diferença na forte concorrência. E sem o cálculo logístico não há como conseguir tais vantagens competitivas.

Voltar
   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Busca

Banner
Banner
Banner

IBRALOG - INSTITUTO BRASILEIRO DE LOGÍSTICA - ©2011
R. Guajajaras, 40, 11º andar, sala 1102. Centro • CEP: 30180-100 | Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3213-1542
e-mail: ibralog@ibralog.org.br